Rabdomiólise

Mulher que parou na UTI por xixi preto após aula de spinning: 'Dor'

Influenciadora Kamila Rigobeli fez alerta nas redes sociais

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kamila Rigobeli (@kamilarigobeli)

A rabdomiólise, uma doença que ocorre pela reação do corpo a uma lesão muscular grave, veio a tona esta semana após a influenciadora Kamila Rigobeli parar na UTI.

Em uma aula experimental de spinning, ela sofreu o efeito tóxico do exercício intenso quando praticado por pessoas que ainda não estão preparadas.

No vídeo postado nas redes sociais, em meados de outubro, mas que viralizou recentemente, Kamila conta que foi à atividade com uma amiga e sentiu desconforto logo na saída.

Segundo ela, nos dias seguintes, apresentou muita dor e precisou de internação depois que seu xixi ficou preto.

"O que muita gente não sabe é que essa toxina que o próprio organismo produz após uma lesão muscular pode afetar vários órgãos, e no meu caso já estava comprometendo meu rim e fígado", explicou Kamila.

De acordo com a influenciadora, as pernas dela incharam tanto que houve  risco de ela estar com trombose.

"Foram dias terríveis ali naquele lugar onde eu sentia muita dor, sem poder ver meus filhos e sem poder amamentar. Mas graças a Deus, com muitas orações, depois de uma semana, eu pude retornar para minha casa com minha família, sigo ainda me recuperando, mas com a ajuda de Deus estou fora de perigo", contou. 

De acordo com especialistas, a doença acontece por uma lesão muscular aguda.

Em casos específicos, a lesão muscular pode ser tão significativa que a produção das enzimas atinge níveis que o organismo tem dificuldade em lidar.

Ao G1, o médico Fabrício Buzatto, membro da sociedade brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBMEE), explicou que o quadro depende do condicionamento físico e da exposição a atividades intensas.

< Musa da Porto da Pedra termina ensaio descalça após salto quebrar Preso confessa que matou motorista e colocou corpo em porta-malas <